Notícias  > Notícias


07-03-2017 Brotéria renovada


A revista Brotéria foi renovada. No início do seu 115º ano de vida, a publicação centenária da Companhia de Jesus surge com uma capa renovada e uma nova gestão de temas e secções. No editorial deste mês, a também renovada equipa da direção, liderada pelo jesuíta Padre António Júlio Trigueiros, sublinha a identidade da revista, recordando a sua herança cultural e reafirmando a sua missão de serviço à sociedade e à Igreja em Portugal.
 
No contexto das prioridades apostólicas dos jesuítas portugueses, que passam por evangelizar num contexto plural e crescentemente secularizado e por promover a reflexão crítica e a partilha eficaz de conhecimento, "em diálogo e colaboração com agentes culturais, individuais e institucionais, dentro e fora do espaço eclesial", a Brotéria e o Centro Cultural que se projeta construir surgem como uma das obras mais vocacionadas para responder a este apelo.
 
António Júlio Trigueiros explica ainda que a Brotéria não pretende ser um órgão de comunicação de massas, nem tão pouco uma revista científica. Mas, "num tempo em que os valores da tradição cristã vão deixando de ser uma referência", esta revista centenária espera poder continuar a ser "um veículo para a expressão, clarificação, reflexão e aprofundamento do pensamento cristão junto de um público interessado". O grande desafio inscreve-se, por isso, "na aproximação da proposta cristã a um mundo profundamente marcado por divisões políticas, religiosas e éticas, de que as novas formas de pobreza e exclusão, os extremismos religiosos, a violência, os desequilíbrios ecológicos, a desagregação da família e a ausência de horizontes na juventude são um claro sinal".
 
Nesta primeira edição renovada, a Brotéria conta com vários artigos que abordam as seguintes temáticas: a eleição de Donald Trump, as relações entre Mário Soares e a Igreja Católica, o acolhimento da exortação apostólica pós sinodal Amoris Laetitia, e ainda as dúvidas de alguns cardeais e a sua divergência em relação ao Papa.
Para ser assinante desta centenária revista, que tem um custo anual de 55 euros (dez edições), poderá enviar um email para broteria@gmail.com.
 

  Anterior